sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bullying - Parte 1



Bullying - Parte 1


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

       Resolvi dedicar um post a esse assunto por diversas motivos, vou listar o 2 principais; 1° É um tema que me interessa muita, alias assunto esse que pretendo usar como ferramenta de trabalho mais para frente, por esse motivo hoje volto minha carreira profissional para a área acadêmica. 2° Sofri Bullying inúmeras vezes.
       É cada vez mais frequentes as noticias sobre pessoas que sofrem esse tipo de intimidação, noticias essas que às vezes nos trazem um final trágico.
       Percebi pelos artigos que li para poder compor esse post, que a maioria dos casos são protagonizada nas escolas, e que a maioria das vezes as instituições não estão preparadas para lidar com essa situação. O que é caracteriza uma vergonhosa antítese, já que o local onde devíamos ter um ambiente saudável propicia ao aprendizado e alias o responsável por parte da formação como pessoa humana de todas nós, já que é o local onde passamos grande parte da nossa primeira fase de vida, fase essa importantíssima e de caráter decisiva para a constituição de nossa personalidade.
       Jovens que sofrem esse tipo de violência se tornam mais propícios a desencadearem problemas seríssimos de comportamento, depressão, auto estima baixo, podendo chegar ao extremo de cometerem suicídio.
       Em minha opinião deveria existir um programa especifico em escolas desenvolvido com parcerias de instituições privadas e publicas, para que pudéssemos combater tal mal em sua raiz, nas escolas, sim... raiz... pois é onde tudo começa, além de orientações especificas aos paias, não só daqueles que já sofrem, mais de todos, pois assim poderiam adquirir um olhar mais críticos, do que se refere ao comportamento do filho em casa, tais comportamentos podem revelar aos pais se algo de errado está acontecendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...